Nem o sol escaldante e a secura impediram que brasilienses e turistas comparecessem à Esplanada dos Ministérios para celebrar o 7 de Setembro. Cerca de 30 mil pessoas se reuniram neste sábado (7) para assistir ao tradicional Desfile Cívico, que comemora os 202 anos da Independência do Brasil. O evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de outras autoridades.
“Prestamos todo o apoio ao governo federal e tivemos um evento bastante organizado. Foi uma festa de grande qualidade”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
A celebração foi marcada por diversas atrações que reforçaram temas como a sustentabilidade e o combate à fome e à desigualdade. A abertura do evento foi dada pelos 500 alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) juntamente com os atletas olímpicos que representaram o Brasil em Paris, como Caio Bonfim — medalhista de prata que conta com o apoio do Governo do Distrito Federal por meio dos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília.
Sob um forte esquema de segurança das forças locais e nacionais, militares, alunos do DF, blindados e aeronaves conduziram o desfile no Eixo Monumental. Tropas a pé da Marinha do Brasil, Exército e grupamentos de segurança pública do DF, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, também se apresentaram no evento.
Este ano, a celebração foi estruturada em torno de três pilares: a relevância da realização do G20 no Brasil em novembro; o compromisso do país com o processo de reconstrução do Rio Grande do Sul; e o fortalecimento da proteção de crianças e da população através de campanhas de vacinação e a expansão dos serviços de saúde. O evento contou com a participação de 8.812 pessoas, incluindo militares e estudantes do Distrito Federal, que marcharam com as bandeiras das 27 unidades federativas.
Comments